09/06/2010

ALÔ MINAS GERAIS, ALÔ GOIÁS!













Dois Estados do Brasil tradicionalmente ou essencialmente "nómadas". É o caso para dizer que se houvesse gente na Lua ou em Marte, encontaríamos ali, de certeza, além de portugueses, brasileiros de Minas Gerais e de Goiás! Parece que deu uma peste em Minas Gerais e em Goiás que o pessoal para se livrar dessa enfermidade só tem um caminho que percorrer: o da emigração!
Numa análise, que não precisa ser profunda, esta situação encaminha-nos a entender que não é o Brasil que está em crise, mas sim e apenas, aqueles dois Estados. Por isso muitas vezes ouço a pergunta: então porquê o pessoal desses Estados não procura dentro do próprio e imenso Brasil as oportunidades que pensa só no exterior existirem?
É, tudo seria diferente, caso deixassem de existir os oportunistas que se valem da "inocência" dos mais aflitos que encorajam com promessas falsas e propaganda mentirosa para que esse pessoal que às vezes até tem situação razoável no Brasil e, que iludidos, se desfazem de tudo e acabam por bater com os burros na água, em terras absolutamente adversas à sua idiossincrasia. Aqui começa o fim. E os Consulados se movimentam! Ou não! Conforme...
Quantas pessoas que eu, quando de serviço de plantão, assisti no aeroporto de Lisboa tão mal informadas que o SEF, como é lógico, recusou sua entrada! E o próprio Inspector de Turno dizia: - se fôsse a investigar todos que vem e sem condições para aqui permanecerem uma semana apenas, o avião voltava para o Brasil novamente lotado com as mesmas pessoas!
Vejam só o transtorno, as despesas, a aflição dessa gente que se tivesse sido bem informada, jamais lhe teria acontecido algo assim.
Mas, os interesses daqueles que assinalei, principalmente as agencias de viagens, as próprias companhias aéras, são os responsáveis desta tremenda falta de respeito pelo ser humano, principalmente, do mais necessitado, do menos pronto para estas vicissitudes.
Pois esses comerciantes jamais estarão interessados em dizer que é difícil entrar em Portugal ou na Europa ou onde quer que seja, sem se estar razoavelmente habilitado. Pois o negócio seria menos rentável!




Fotos: Belo Horizonte/MG à esquerda. Goiás/GO, à direita.


Texto de Manoel Carlos Fonseca Lima

3 comentários:

  1. Manoel Carlos, gracias por descubrirme una situación que desgraciadamente conocemos muy bien en España. Ecuatorianos, Colombianos, Dominicanos y un largo etcétera dejan sus países, ricos en recursos que les están prohibidos, para volar a España en busca de un futuro mejor, que tantas veces es una vida desgraciada. Peor todavía es la historia de quienes arriesgan su vida desde Africa y cruzan el Estrecho de Gibraltar en frágiles barcas, huyendo de la guerra y la miseria. El caso de Brasil entiendo que es diferente: un país tan rico y con emigración. Una paradoja. Y sí, el fracaso de ser devuelto al país de origen, después de haber vendido todas las pertenencias por un billete de avión a una nueva vida ... puede ser terrible.

    Perdona mi tremenda ignorancia, pero hasta hoy de Minas Gerais sólo conocía el nombre y que es el lugar natal de Milton Nascimento -excepcional músico!-. Hoy he aprendido algo más.

    Y dos cosas:

    -MUCHAS GRACIAS POR LA SAMBA -¡¡Me encanta!! Tom Jobim y Miucha, precioso y tan dulce.

    -Las fotos, jajajaja, tú tienes tu blog muy bonito decorado. Yo todavía estoy aprendiendo los trucos técnicos, pero te prometo ilustrarlo un poco.

    Un gran beso, Manoel Carlos,y hasta muy pronto, dondequiera que estés.

    ResponderExcluir
  2. Manoel Carlos,
    ¿Es una reposición? Creo que ya comenté este post (¿o es un deja vu?)

    Bss. Leni

    ResponderExcluir
  3. É um Post que eu teimo em que seja lido por brasileiros que ainda estejam no Brasil. Por isso eu de vez em quando faço sua reposição.

    Muchas Gracias
    Beijos do
    Manoel Carlos

    ResponderExcluir