De acordo com a crise generalizada que se instalou na Europa e o explodir de progresso que o Brasil está vivendo, é bom que os brasileiros repensem se vale a pena o sofrimento e certas vicissitudes longe do PATROPI..
Nelson estava pacatamente sentado no botequim "Esperança" bem ali no centro de Teófilo Otoni, a cidade mais "abandonada" de Minas Gerais. Absorto magicava sobre os amigos que partiram, emigraram para a Europa, deixando tudo para trás numa coragem que ele não possuía. Jamais deixaria o Brasil por muito que lhe oferecesse o exterior. Pensava ele.
De súbito uma voz familiar gritou nas suas costas: - Nelsinho!!!!!!!
Era o Maxwell que estava de visita vindo de Portugal.
Abraços, entusiasmo, algumas lágrimas.
E começou tudo.
Maxwell contava coisas maravilhosas de Portugal. Praias, mulheres bonitas e, principalmente trabalho para todo o mundo!!! Muita Grana!!!
E dizia: - Vês aquele carro ali? Acabo de o comprar com o dinheirinho que tou trazendo dos portuga! E mais: depositei agora na minha conta cem mil real!
E Nelson se deixou imbuir, enrolar, pela fanfarronice de Maxwell.
Só que Maxwell não contou que para visitar o Brasil,depois de 5 anos de ausência e de trabalhos árduos, teve que se valer de um empréstimo ao Banco em Portugal. Viajando dolorosamente endividado.
E Nelson, feito bobo e iludido, quinze dias depois, estava viajando para Lisboa envolvido no maior dos entusiasmos e irreversível esperança.
Logo no aeroporto foi barrado pelo SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e, não fosse um momento de fraqueza do Inspector de Serviço, Nelson nesse mesmo dia, teria regressado a Teófilo Otoni para contar apenas que o aeroporto de Lisboa era uma merda.
E foi indo por essa Lisboa adentro.
Só que os dias foram passando, o inverno estava rigoroso, as mulheres que se cruzavam com ele nada tinham a ver com a moçada brasileira, as vozes das pessoas eram agressivas.
Procurou em vão por todo o lado alguem que lhe desse trabalho.
O pouco dinheiro que trazia estava dando as últimas e a crise se instalava na sua economia e no seu espírito.
Visitei Nelson na Psiquiatria Júlio de Matos onde dera entrada acometido por grave surto psicótico.
Graças a Deus que reagiu muito bem a um tratamento especial e teve alta totalmente recuperado.
Nelson foi imediatamente repatriado e já no Brasil refez sua vida calma e mais feliz junto de sua familia e amigos em Teófilo Otoni de onde nunca deveria ter saído.
Fonseca Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário