27/08/2008

O SABIÁ NÃO SABIA


Acho engraçado que só se apontem as intransigências ou excesso de burocracia aos serviços responsáveis pela legalização dos brasileiros em Portugal, como, por exemplo, referiu o jornal SABIÁ, ao manifestar seu desagrado pelo SEF, como requisito para a autorização de residência, estar exigindo o carimbo no passaporte que prove a entrada em Portugal.
E outras coisas que o SABIÁ aponta…
Mas, não sei porque razão, sempre se omite a "SEVERA" burocracia ou intransigência dos Serviços Consulares.
Hoje, uma jovem brasileira que pretendia obter novo passaporte, em substituição do anterior, com prazo expirado, viu essa pretensão gorada; pois o Consulado exigiu, além do passaporte, a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento. Como a moça havia extraviado esses dois últimos documentos, exibiu, como prova alternativa, a sua Carteira de Trabalho do Brasil, onde estão inseridos, além dos elementos da Carteira de Identidade, o número do seu CPF.
O Consulado não considerou e a moça deixou de resolver seus problemas que desta forma se agravarão e, quiçá, o Consulado mais tarde terá que resolver de outra maneira...
(Documentação para passaporte comum, ver Decreto1983/96, com redação dada pelo Decreto 5978/o6).
Sabe-se no entanto, que quando ocorre o extravio do passaporte, para a emissão de um novo, o Consulado aceita como documento base, na falta de outros, a Carteira de Trabalho do Brasil.
E então...?
Vamos nós, primeiro, tentar de uma forma mais brasileira acudir aos brasileiros e dando exemplo que estamos aqui para isso pois somos pagos para isso! E depois que se apontem defeitos...burocracia...exigências...



Manoel Carlos
25.08.2008

Um comentário:

  1. Grrr... burocracia! En todos los países es igual! Y tan difícil de combatir!

    ResponderExcluir