
Ao desempenhar uma função que me obriga a orientar ou informar pessoas necessitadas de apoio, dadas as suas condições de recém chegadas a Portugal, fico, muitas vezes, perdido nas reclamações que chegam ao meu setor.
Foi criado, pelo Consulado Geral do Brasil em Lisboa, a prestação de serviços por agendamento, com vistas a diminuir as filas e suavisar de forma mais eficiente e rápida o atendimento das pessoas que muitas vezes, vindas de lugares distantes, têm que enfrentar, desde muito cedo, uma fila enorme ao redor daquela Repartição consular. O que vem causando os mais variados atritos e uma imagem negativa.
Face a isso e com o maior espírito de bem servir, aquele Consulado, através de seus responsáveis, mercê de louvável heurística, iniciou, a título experimental, a forma de atendimento por agendamento o que, diga-se de passagem, está resultando.
Contudo, presume-se que alguma falha está existindo na infra-estrutura, não se sabendo se por déficit do "staff office", ou por "inadvertida" negligência.
Estava eu dizendo que atendo muitas pessoas reclamando que tentam comunicar-se com aquela Repartição consular, seja para a marcação prévia de serviços, seja para qualquer outra situação, e que o sistema não está respondendo o que ocasiona perda de tempo. E referem que no horário indicado permanece continuamente incomunicável. Seria o caso para sugerir uma mensagem informativa entre uma marcação e outra. Entenda-se que muitas pessoas adoram música...
Sinto que falta pouco para um acerto que nos levará a um forte regozijo.P.S. As pessoas, muitas, expressam sua tristeza na forma antipática, se não arrogante, de certas funciónárias!
Manoel Carlos
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