26/05/2009

ASSÉDIO MORAL versus racismo - TRONCO I



Fiquei indeciso sobre qual o título para esta postagem. Pensei primeiro em ESCRAVIDÃO, depois em RACISMO, lembrei-me de PRECONCEITO, depois INJUSTIÇA mas, TRONCO, traduz melhor o meu pensamento!
Era assim, em tempos, há pouco tempo; ainda agora, o TRONCO existe! E preso a ele estará sempre o escravo, símbolo, afinal, de toda a injustiça, a tradução da maldade humana!
Peço, entretanto, que botem aqui as necessárias aspas e reticências...ou
será que não precisa?
Convivi, trabalhei, vivi, desde muito jovem com pessoas que apesar de serem pessoas como eu, tinham a pele de um tom mais forte, mais "moreno" o que, aliás, me causava uma certa inveja, porque a minha pele era, como a considero ainda, pele de osga. Branca, "doentia".
Embora não sendo sobre a cor de pele que eu quero falar, o meu pensamento gira em torno das atitudes racistas de muitas pessoas, infelizmente, com quem temos que lidar no dia-a-dia.
Mas o pior é quando no trabalho, no nosso trabalho, deparamos, a contragosto, que os próprios chefes, chefinhos ou nem tanto, dizia eu: os chefes ( pessoas formadas,"superiormente" formadas mas, logo se vê, em matérias que no futuro lhes proporcionasse uma carreira lucrativa, deixando de lado aquilo que a moral e a ética obrigam) são os maiores opressores.

E mais, a educação que perderam, sei lá se quando defecavam ou o faziam, precisamente, ao contrário... aqui não sei o termo verbal que se encaixa nesta situação, os impossibilita de se inserir ou inserirem naquilo que a própria compustura espiritual ou, às vezes, apenas religiosa, determina...

"Racismo não ocupa lugar na ciência"! Ver Dicionário Aurélio.
Mas, sobre este assunto, tenciono um dia destes, voltar aqui.

Voltarei.



Manoel Carlos
Este Post é de 2007 mas o ambiente pouco mudou...

Um comentário:

  1. Caro Manoel Carlos,
    Sua denúncia contra o mau serviço prestado pelo consulado brasileiro em Lisboa já está publicada no galpão da Oficina de Gerência. Peço-lhe a gentileza de visitar o blog e verificar se está de acordo.
    Qualquer coisa que veja por ai e que deponha contra o nosso Brasil (nosso mesmo, porque você é um cara de alma brasileira) envie para cá que vamos "colocar a roda para rodar" e fazer a nossa parte.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir