19/05/2013

FOLHEANDO O BLOGUE - Postagem de 2008.




 GRAÇAS A DEUS QUE ESTA IMAGEM FOI BANIDA E MUDANÇAS POSITIVAS FORAM OPERADAS.   MAIS UM POUCO E TUDO ESTARÁ BEM.

FOI ASSIM COMO UM PESADELO !


Já mostrei que sou péssimo comentador de causas meramente indissolúveis ou de difícil
solução. Falta-me sempre argumento ou, por sua complexidade, me inibo no bom senso e
deixo que outros, mais armados e mais profissionais, do que eu, o possam fazer com mais sucesso e amplitude.
Mas, hoje, encorajado pela decepção, pela agonia das imagens e pela injustiça que por ali paira, peço licença e com a devida vénia, no ensejo, permitam-me gritar !
Costuma-se dizer que para grandes males, grandes remédios. E é assim mesmo que se pretende: pois o mal é enorme e o remédio tem que ser, forçosamente, eficaz. Muito eficaz. Falo da situação excepcionalmente precária, para não dizer escandalosa, pela qual os brasileiros em Lisboa estão sendo submetidos, quando necessitam de atendimento consular. Já na postagem anterior intitulada "Meu Brasil Brasileiro", fiz referências a este ponto melindroso, tentando chamar a atenção de quem de direito, com vistas a uma solução rápida para evitar maiores problemas...
As coisas vão de mal a pior e não se nota um gesto por parte de ninguém para evitar
o vexame causado pelas filas enormes de cidadãos brasileiros que todos os dias a partir das 3 da madrugada, comparecem nas imediações do Consulado Geral do Brasil em Lisboa, a fim de poderem tratar de seus assuntos relacionados com a sua permanência em Portugal.
Ontem, dia 17, teria sido a gota de água, já que até houve quem se masturbasse em exibição arrojada, no meio daquela confusão.
Tem pessoas que levam cobertores, cadeiras, cartão canelado que serve de cama; jornais velhos, causando uma imagem que nada dignifica esse povo fabuloso que é o povo brasileiro.
No interior do Consulado reina aquilo que em linguagem popular se diz com mais sonoridade: a bagunça. Logo que se abrem as portas, às nove da manhã, começa a luta pelo primeiro lugar, a primeira senha de atendimento. São as mulheres grávidas, (bastantes) as que trazem as crianças, as pessoas "deficientes" que utilizam as "tais" muletas que entram na frente para serem atendidas.
O barulho é ensurdecedor, vozes de timbres fortes quase gritando, choro das crianças, as advertências em voz mais forte do segurança, o calor insuportável, pois que o ar condicionado, desde que foi instalado pela firma contratada para a remodelação do Consulado, ainda não conseguiu detectar o defeito. Sobre a remodelação mais recente do Consulado, quem sabe uma sondagem servisse para apurar as mais cruéis e menos eficientes mudanças ali operadas...e quanto dinheiro, o dinheiro do contribuinte, se aplicou indevidamente!
O livro de reclamações consiste nuns impressos com indicações para o seu preenchimento e uma caixa tosca em madeira com uma ranhura onde são colocadas as reclamações que, possivelmente, ninguém lê.
A distribuição dos documentos que vão sendo prontos é feita por um funcionário que mal sabe ler, o que tem contribuído para o desaparecimento de alguns documentos e outras anomalias não muito difíceis de contornar, fosse feito melhor controle ou mais cuidado com as aptidões de cada funcionário. Não se pode exigir, como diria a minha mãe, que um sapateiro toque rabecão! As pessoas reclamam da longa espera na entrega dos documentos e que incrivelmente essa lacuna advém da demora no despacho e assinatura dos responsáveis.
Só não aconteceu o pior naquela repartição consular porque os brasileiros que ali vão desconhecem os seus verdadeiros direitos e se sentem fragilizados pela sua condição de ilegais, pensando até que o Consulado desempenha funções que os pode sancionar por essa condição, como se fosse um departamento do SEF em Portugal!
Não faltará muito tempo para que alguns dos funcionários comecem a acusar sintomas de risco psicológico.
Por amor de Deus que se faça alguma coisa, está na hora!
Não vou sintetizar mais o espetáculo deprimente e prometo nunca mais me referir a ele já que estou convicto que sua solução será, de pronto, evidente.
Como sugestão, humilde sugestão para que seja sanado de imediato ou a curto prazo aquele problema, dou a ideia de se contatar uma empresa de comunicações e ajustar sobre uma plataforma ou rede telefónica com vistas a que os assuntos que o Consulado pode prestar, sejam obtidos através de marcação prévia e em proporções condizentes com que o "staff" pode prestar dentro dos limites possíveis. Aí sim, poder-se-á, de pronto, eliminar as tão deprimentes filas ou aglomeração de pessoas que só tem contribuído, até aqui, para uma péssima imagem. Pois chegou-se ao desplante de alguém alugar muletas ou "canadianas" que são utilizadas para servir como "prioridade"
no atendimento, por distribuição de senhas, algumas vendidas.O mesmo acontecendo com crianças que são utilizadas, por cedência paga, para o mesmo fim...



Fonseca Lima

4 comentários:

  1. Boa Noite!
    Encontrei o seu blog pelo google, e não pude perder a oportunidade de ler este seu ultimo post.
    É com tamanha insatisfação que vou admitir que concordo com todo o conteudo que foi escrito, não é de hoje que as instalações do consulado merecemm certas "melhorias".
    A ultima, sé que podemos chamar de "melhoria", até agora só serviu para o caos e a desorganização.
    Sou brasileiro, tenho 22 anos e vivo cá em Portugal a 4 anos, e desses 4 anos sempre quando tive que resolver alguma coisa, a minha ultima ipotese era o consulado.
    Acho que o que devomos constatar de fato, é que em lisboa, existem muitos brasileiros para a area que o consulado ocupa. Mas tbm acho que o atendimento telefonico, e a marcação previa, é uma ipotese, mas não uma solução, imagine se houvesse um call center, e no caso fosse algo urgente? Teriamos que esperar o dia de nossa marcação, e depois mais o tempo de entrega?
    Não sei quanto tempo o consulado esta situado naquele lugar, mas ao invés do "governo brasileiro/Itamaraty" perder o tempo e o dinheiro com reformas isignificantes, que ao invés de ajudar ou melhorar só faz para o pior, deveriam pensar em procurar outras instalações...
    E sem falar que seria preciso tbm, a contratação de novos funcionarios, mas de uma forma honesta, pois o ultimo concurso que houve, foi feito de uma forma injusta e irregular, sendo os supostos canditados/interessados notificados atraves de um link escondido no site que a prova decorreria em questão de poucos dias... Sem falar na documentação exigida, que muitos não as teriam em mãos no prazo de 3 dias. Seria essa uma forma de auto promover os funcionarios que ja la estão?
    Bom, espero que esse seu Blog, seja visitado por quem realmente tem o poder de mudar alguma coisa

    Obrigado

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  2. wagggon,
    obrigado pelo seu comentário.
    É uma satisfação para mim saber que posso prestar algum serviço a todos os brasileiros. Se tiver algo mais a apontar faça-o que eu desenvolvo e publico no meu Blog.
    Estou tentando que a minha voz chegue aos pontos mais altos...
    Só reinvidicando poderemos obter resultados.
    Abração e mande brasa.
    Manoel Carlos

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Caro amigo Manoel Carlos (permita-me chamá-lo assim ao invés de Fonseca Lima; acho mais informal)

    Enviei cópias do seu post a dois jornalistas conhecidos, aqui em Brasília. Tentei contato com o Itamaraty, mas não foi possível.
    Vou continuar insistindo. Alguma coisa vai acontecer. Vamos manter a pressão.
    Grande abraço.

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