25/05/2013

DESABAFO por Eline Reis


Ela não me pediu que publicasse.   Eu é que achei bonito e corajoso...
Eline Reis,  é uma moça brasileira que se encantou por Lisboa e com muita coragem persiste em realizar aqui os seus sonhos...
 "Numa manhã chuvosa, em meio a um estudo turbulento de Direito das Pessoas e Situações Jurídicas, mas to “entalada” com isso desde ontem…kkk…e como não tenho facebook, meus “caros” contactos do arcaico msn vocês hão de me ler, ou não!?
Será que é pecado gostar de morar em Lisboa? Será que é tão ruim assim aos ouvidos de alguns que eu gosto daqui e não me importo de por enquanto ou num futuro por aqui ficar? Aonde está o espanto?
Eu gosto… gosto mesmo! Gosto da cidade que é uma mistura de actualidade e história, leva apenas meia hora e você pode ver concretamente o que tô dizendo – Expo 98 e Baixa Chiado – separados apenas por duas linhas de metro.

Gosto de andar sem estar tão preocupada se posso atender o telefone na rua ou não, se posso voltar pra casa sozinha as onze da noite ou não.
É verdade, é um povo na sua grande maioria mau humorado, que parece que já acordou querendo voltar pra casa, dificilmente você vê alguém conversar no metro seja que horas for…a não ser que sejam turistas ou imigrantes. Mas tenta você dar um simples bom dia ou boa tarde pra um motorista do ônibus que você pega todo dia; tenta dar bom dia pra aquele cooperador público que está varrendo a rua enquanto você passa, talvez você possa se surpreender ao receber de volta um outro bom dia carregado com um sorriso que estava ali guardado só a espera de um estímulo pra sair “cá” pra fora!
Gosto de ver gente arrumada, paletó e gravata e saltos (corajosas) a andar de transporte público.

Gosto também de acordar e não ter que me preocupar se minha roupa tá na moda, nas vitrines, ou se tá tudo combinando, com a etiqueta da marca virada pra fora pra então ser “aceite” pelo meu circulo social – seja ele qual for. Quero acordar e não precisar pentear o cabelo se não quiser, só prender pra dar uma arrumadinha e “já tá”! É pedir muito!?

É um país que está em crise, tá desesperado porque tava acostumado a almoçar fora e jantar sempre que lhe “apetecesse” e agora alguns são obrigados a levar a famosa “marmita” – não faz mal, então comida de casa também não é saudável!?…risos…
Gente que tava acostumada a fazer viagens nas férias, e agora provavelmente os que conseguirem fazer vão ter que se deslocar pro algarve – sul do país, tão lindo quanto isto.
Não me interpretem mal, não tô nem de longe falando mal do meu país lindo que é o Brasil, do qual morro de saudade, das pessoas, da comida….ai….açaí, tapioca, água de coco “de verdade”… Gente que acorda rindo e arranja solução pra quase tudo, gente criativa, gente bonita…uiiiiiiii….. gente que se conhece na fila do banco e já sai dali parecendo que foram amigos da mesma escola ( e as vezes até foram…). Eu não digo que fique aqui pra sempre, pode sempre haver uma grande motivação que me faça voltar, e se assim for, que venha que eu vouuuuu…….kkkkkkkkk…..uiiiii!!!
Mas é que eu vejo tanta gente indo embora ou mesmo aqui, falando mal do lugar que colocou pão na sua boca, talvez não tenha saído do caminho já fundo trabalho-casa, casa-trabalho pra juntar juntar… que não tenha tido a possibilidade de ver o quão gostoso é isso aqui! Não precisa ter muito pra fazer um passeio “0800”…risos…o passe mensal e algum lanche na mochila já é o suficiente….(podem “sacar” seu sanduíche da bolsa no meio da rua ou o seu iorgute comprado no Minipreço, ninguém se importa…amoooooooooo)
Por isso não se espantem quando digo, gosto daqui, gosto de aqui morar…. Alguém pode dizer: - Claro, você teve oportunidade que muitos não tiveram! E eu digo: -É verdade, mas a maior oportunidade temos todos, acordamos com vida e podemos praticar a resiliência: capacidade do indivíduo de superar obstáculos ou resistir a pressão de situações adversas!
Eu poderia escrever mais e mais….o que gosto mais, o que gosto menos…..mas uma coisa eu digo: O meu sorriso logo cedo não é uma questão de ser optimista, é sim uma questão de ser agradecida! Como diz um amigo meu: a vida é boa em qualquer lugar, que o mundo te dê o que há de melhor nele, porque já tem o que é de melhor: Você!"


Eline Reis

continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário