10/08/2015

un niño de cine


Vigo é uma cidade em forma de presépio. Quando se chega ali, pela parte Sul. Quem vai de Valença do Minho,entrando pela Avenida Portugal, depois Praça de Espanha, descendo a Avenida Collón até enfrentar a deliciosa paisagem que transmite o outro lado da baía, temos exatamente a ideia de um presépio gigante, quando olhamos para trás!
É uma cidade apaixonante.
Vivi ali dois anos e viveria toda a minha vida.
Foi a cidade realmente dos meus "buenos recuerdos!
Um dia, era Verão, saí com o meu filho que nessa altura tinha 3 anos, e fomos passear por toda aquela artéria rente ao mar.
No regresso, antes de chegarmos a casa, 
sentamo-nos numas escadinhas perto da Praça de Compostela. O meu filho tirou o boné que lhe causava calor e colocou-o perto de mim, na escada, virado para cima.
No momento em que estou passando a mão pelos cabelos do meu filho, tentando dar um jeito em forma de afago, uma senhora muito elegante abriu sua bolsa, tirou uma moeda de 5 pesetas, e, com o elogio "que niño guapo, que niño de cine", colocou a moeda no boné. Logo em seguida mais uma dama, mais cinco pesetas e mais senhoras e mais moedas!
Fiquei como imaginam sensibilizado e completamente bloqueado.
Cheguei a casa com 1.350 pesetas!
Quase que no dia seguinte eu voltava para as escadinhas...
E deixava a merda do emprego que eu tinha!

3 comentários:

  1. ¡Hay que ver cómo son las señoras elegantes de Vigo! ¡Cuánta ternura inspiran los niños de 3 años! Debía ser realmente un precioso niño. ¿Y qué hiciste con las 350 pesetas? (hoy en día con los euros, la gente se ha vuelto muy ahorradora!)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Como pensas que tenho ganho a minha vida?
    Com esta pensão que o estado me dá, só mesmo assim. Aluguei uma criança romena, um cão todo sarnento e passo os dias na estação de metro do Porto.
    Agora já estou a pensar comprar um T5 na foz do Douro, mas ainda não decidi porque aquele Ferrari do meu vizinho me está a fazer inveja.
    Talvez prefira o Ferrari, ou será melhor o T5?
    Estou indeciso...

    ResponderExcluir
  3. Para Leni e para o Jonas,
    De tanto que tenho passado e pensado, me arrependo não ter me quedado em Vigo com o Ruben. Garanto que naquelas escadinhas da Praça de Compostela, eu teria ganho para o Ferrari e para o T5.
    Mas já nem sei se era pelo niño ou por mim próprio.
    Será que eu tinha um ar assim tão lastimoso?
    Saludos
    Manoel Carlos

    ResponderExcluir